Vereadores fazem o comunicado oficial de Cidadania ao médico Antônio Losasso Netto

por Ramon publicado 12/07/2019 15h37, última modificação 12/07/2019 15h37
Anúncio da maior honraria concedida pelo Poder Legislativo ocorreu no apartamento do homenageado, nas presenças da esposa e seus filhos
Vereadores fazem o comunicado oficial de Cidadania ao médico Antônio Losasso Netto

Momento do comunicado oficial ao médico Antônio Losasso Netto

Comitiva de vereadores composta pelo presidente Marcos Rezende (PSD), Luiz Eduardo Nardi (PL), Danilo da Saúde (PSB) e Delegado Damasceno (PSDB) entregou na noite de quinta-feira, dia 11 de julho, o comunicado oficial da concessão do título de Cidadão Mariliense para o médico Antônio Losasso Netto. A comunicação ocorreu no apartamento do homenageado, no centro. Losasso Netto, que embora viva em Marília desde a infância, é nascido em Bragança Paulista em 18 de fevereiro de 1942. O homenageado recebeu os vereadores marilienses ao lado da esposa Maria Izabel Lorenzetti Losasso e dos filhos José Antônio e Pedro Henrique.

“Marília é a minha terra. Somente nasci em Bragança Paulista, pois meus pais residiam em Marília. Me lembro da rua Arco Verde ainda sem asfalto, o leiteiro gritando pelo bairro ‘Leite! Leite!’. Também me recordo quando a 2ª Guerra Mundial acabou e as pessoas saíram gritando: ‘Acabou a guerra!’. Marília é minha vida e me tornar mariliense de direito, para mim, é uma honra. Na verdade, uma das maiores honras de toda minha vida”, observou o homenageado logo após ser anunciado o título de Cidadania.

A homenagem ao médico Antônio Losasso Netto consistiu numa iniciativa do vereador Luiz Eduardo Nardi (PL), autor do Projeto de Decreto Legislativo 416/2019, aprovado de forma unânime pelo plenário da Câmara Municipal de Marília durante sessão secreta realizada em 17 de junho. Losasso Netto é filho de Domingos Losasso e Filomena Ottaiano Losasso. Em 1959, após ficar em segundo lugar no vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), se mudou para São Paulo onde concluiu graduação e pós-graduação na área. Concluiu Medicina no ano de 1965 e, entre seus colegas de universidade, estavam o ex-secretário municipal de Saúde de Marília, Ênio Sevillha Duarte, e o fundador do grupo de ensino Colégio Objetivo e da Unip (Universidade Paulista), João Carlos Di Gênio.

No ano de 1967, Losasso Netto casou com Maria Izabel Lorenzetti Losasso, com quem teve os filhos José Antônio, Raphael e Pedro Henrique. No período em que morou em São Paulo, de 1959 a 1972, jamais perdeu o vínculo com Marília e, naquela época, chegou a clinicar ao lado do médico e ex-presidente do Poder Legislativo mariliense, Fernando Mauro Pires da Rocha (presidente em 1958). A família e o homenageado irão agendar a data da sessão solene para a outorga da honraria. “O doutor Antônio Losasso Netto é um legítimo mariliense de fato, agora estamos concedendo a cidadania mariliense de direito”, frisou o vereador Luiz Eduardo Nardi, que convive com o homenageado e sua família desde a época da juventude.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Marcos Rezende, ressaltou que o título de Cidadania consiste na maior honraria que a Câmara concede a uma pessoa e, tal mérito, só é entregue para quem se dedicou pela cidade. “Estamos tendo a chance de homenagear alguém que fez Marília, que ajudou a construir a cidade. E estamos fazendo a homenagem em vida”.