Vereadores participam de encontro sobre prevenção da violência contra na 3ª Idade

por Ramon publicado 02/07/2019 16h50, última modificação 02/07/2019 16h50
Presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende (PSD), e vereador Delegado Damasceno (PSDB) discursaram na abertura da capacitação

O presidente Marcos Rezende discursa na abertura do seminário

Os vereadores Marcos Rezende (PSD), presidente da Câmara Municipal de Marília, e Delegado Wilson Damasceno (PSDB), ex-presidente do Poder Legislativo mariliense, prestigiaram na semana passada o seminário que capacitou servidores municipais na prevenção da violência contra idosos. Promovido pela Prefeitura Municipal de Marília através da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, o treinamento reuniu servidores municipais e profissionais de entidades que amparam integrantes da terceira idade. O promotor Isauro Pigozzi Filho, secretária municipal de Assistência Social Wânia Lombardi e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Koity Hayashe, ao lado do presidente Marcos Rezende e do vereador Delegado Damasceno, compuseram a mesa de abertura. Os dois parlamentares discursaram na abertura, frisando a relevância do tema para a composição de políticas públicas que alicercem a proteção aos idosos.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas, de Marília recebeu, ao longo do ano passado, 118 denúncias de violência contra idosos. De janeiro a maio desse ano foram 39 casos relatados. São queixas de violência física, psicológica, abuso financeiro, negligência ou abandono, entre outras formas de violência ou violação de direitos. A rede de proteção é formada pelos Cras, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, Centro Dia, unidades de saúde, Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Ministério Público, entre outros.  Denúncias podem ser feitas ao Creas Marília pelo telefone 3432-3979 ou ainda, gratuitamente, pela central Disque 100, da Secretaria Nacional de Cidadania, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Durante a capacitação, os servidores municipais e profissionais de entidades participantes acompanharam as palestras da gerontóloga Nádia Placideli Ramos, doutora em saúde pública pela Faculdade de Medicina de Botucatu, e da assistente social Fabiana Grava, com experiência em gestão de serviços da área de Assistência Social. “Precisamos, cada vez mais, fortalecer o conceito de que Marília é uma cidade amiga do idoso, com uma política pública voltada justamente para a inclusão das pessoas da terceira idade”, considerou o presidente da Câmara, Marcos Rezende.