Vereadores prestigiam inauguração da Unidade de Radioterapia da Santa Casa

por Thais Helena Iatecola publicado 14/02/2025 23h42, última modificação 14/02/2025 23h42
Vereadores prestigiam inauguração da Unidade de Radioterapia da Santa Casa

Representantes do Legislativo, Executivo, Santa Casa e Ministério da Saúde em sala que abriga o acelerador linear da radioterapia (Foto: Wilson Ruiz)

A Santa Casa de Marília, referência SUS (Sistema Único de Saúde) para Marília e região, inaugurou nesta sexta-feira, dia 14, a Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”. Com o novo serviço, o hospital passa a oferecer ao paciente oncológico atendimento integral, da consulta aos exames, diagnóstico e tratamento humanizado e de qualidade.

Os vereadores prestigiaram a inauguração e o presidente da Câmara, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), falou em nome do Legislativo. “Para nós, este é um momento de alegria. A Santa Casa tem grande importância no tratamento oncológico e é uma referência em saúde. Não é só o equipamento, a tecnologia de ponta que fazem a diferença, mas o atendimento humanizado, já que o paciente passa por um momento delicado. E isso o hospital faz muito bem”.

O presidente ainda destacou a justa homenagem ao ex-provedor Milton Tédde, que faleceu em março de 2021, aos 84 anos de idade. “Um visionário, uma referência e hoje essa unidade tem muito do que ele plantou. A Câmara parabeniza a Santa Casa e podem contar com o nosso apoio para ampliarem o acesso à saúde e acolherem aqueles que mais precisam”. Além de Danilo da Saúde, compareceram à inauguração os vereadores Vânia Ramos (Republicanos), Rossana Camacho (PSD), Mauro Cruz (Solidariedade), Elio Ajeka (PP), Wilson Damasceno (PL) e Wellington Corredato, o Batata (PP).

A nova Unidade de Radioterapia “Milton Tédde” conta com equipe especializada e multidisciplinar e com acelerador linear de última geração, que proporciona imagens em tempo real durante as sessões, garantindo maior segurança e personalização no cuidado ao paciente. O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) esteve presente à inauguração e reafirmou que a saúde é prioridade para o governo e que a parceria com a Santa Casa é importante para que a população tenha acesso à saúde de qualidade com mais agilidade. “Estamos com o mutirão Zera Fila e vocês são fundamentais para as ações que estamos realizando. Agradeço à Santa Casa pelo trabalho prestado a Marília e à região e a homenagem ao Milton Tédde é mais que merecida. Ele revolucionou este hospital e deixou saudade, mas o legado dele irá continuar”.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, agradeceu a dedicação do corpo clínico e dos colaboradores, além do governo federal, que inclui o hospital no Plano de Expansão da Radioterapia, governo estadual e aos parlamentares que de alguma forma ajudaram na concretização do sonho. “É um momento de muita alegria e uma honra que esta unidade tenha o nome do Milton Tédde”.

A ministra da Saúde, Nisia Trindade, estava representada pelo coordenador geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, José Barreto Campello Carvalheira. Já o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, foi representado por Célia Marafiotti, diretora da DRS-9 (Direção Regional de Saúde). O evento ainda teve a participação de deputados estaduais e federais.