Vice-presidente da Câmara, Professora Daniela defende equiparação do auxílio dos aposentados ao vale-alimentação da ativa

por Thais Helena Iatecola publicado 20/03/2025 17h37, última modificação 20/03/2025 17h37
Vice-presidente da Câmara, Professora Daniela defende equiparação do auxílio dos aposentados ao vale-alimentação da ativa

Vice-presidente da Câmara, Professora Daniela (PL) quer equiparação entre benefícios pagos aos servidores; requerimento vai à votação (Foto: Will Rocha)

A vereadora Professora Daniela (PL), vice-presidente do Poder Legislativo de Marília, apresentou requerimento para que o auxílio saúde, pago atualmente aos aposentados e pensionistas do Ipremm (Instituto da Previdência do Município de Marília), tenha exatamente o mesmo valor que o vale-alimentação que é recebido pelos servidores municipais da ativa. De acordo com as informações da parlamentar, atualmente o auxílio saúde corresponde a menos de 78% do vale-alimentação.

"Isso é uma injustiça, porque os aposentados, no passado, foram servidores da ativa e muito contribuíram para o crescimento de Marília e para o bem da nossa gente”, considerou a vice-presidente da Câmara. O auxílio saúde está em R$ 520, enquanto o vale-alimentação - que é pago aos da ativa sempre na primeira quinzena do mês - em R$ 670. “Conforme os dados de janeiro de 2025, Marília possui 5.142 servidores da ativa e 2.697 aposentados”, comunicou a vereadora que está em seu 3º mandato consecutivo.

O requerimento da Professora Daniela, que solicita a equiparação, entrará na pauta da próxima sessão ordinária, que acontecerá na segunda-feira que vem, dia 24 de março, a partir das 17h. No documento, a vereadora reivindica o princípio da isonomia - a igualdade perante a Lei para todos os servidores - e defende a correção dessa injustiça com os inativos.

“Os custos com saúde, como plano, medicamentos e consultas, têm aumentado significativamente, portanto, nada mais correto do que ajustarmos o auxílio saúde no mesmo patamar do vale-alimentação”, explicou. Na sessão passada, dia 17 de março, a vice-presidente da Câmara utilizou a tribuna para defender o reajuste anual dos servidores municipais - que têm data-base em 1º de abril. “Sou favorável ao aumento salarial e podem contar com o nosso auxílio e trabalho para que o município possa autorizar essa justa melhoria”, finalizou.