Workshop com a participação do vereador Maurício Roberto proporciona avanço no projeto de internacionalização do Município de Marília

por Ramon publicado 04/12/2018 14h03, última modificação 04/12/2018 14h03
Realizado na Prefeitura Marília, capacitação contou com a participação da assessora especial para assuntos internacionais do Estado de São Paulo

O vereador Maurício Roberto ao lado da assessora do governo de São Paulo Ana Paula Fava

A realização de um workshop com a participação da assessora especial para assuntos internacionais do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava, consiste em mais um avanço para a composição do Conselho Municipal de Relações Internacionais de Marília, uma proposta que vem tendo o apoio do vereador Maurício Roberto (PP). O parlamentar municipal é autor do requerimento n.º 363, de 2018, que reivindica ao governo municipal realizações de estudos para desenvolver as relações internacionais de Marília com outros países. “Importante enaltecer que grande parte da nossa economia já é internacionalizada. Marília exporta produtos, serviços e tecnologia, por isso fortalecer as relações internacionais de Marília consistiria num avanço para toda a região, dado ao papel de destaque regional de nossa cidade”, disse.

Maurício Roberto representou a Câmara de Marília em diversas atividades alusivas às relações internacionais, como a recepção a embaixadores de nações africanas e comitivas de outros países. Outro fato que comprova o âmbito internacional de Marília foi a recepção de um membro da família imperial japonesa. Durante as comemorações aos 110 anos da Imigração Japonesa, a princesa Mako de Akishino, que visitou Marília em julho. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), representou o Poder Legislativo nas saudações à neta do imperador do Japão, Akihito. Marília foi uma das poucas cidades do Interior do Brasil a receber a missão oficial da família imperial do Japão.

Recentemente Marília assinou o tratado de irmandade com mais uma cidade japonesa, o município de Izumisano, da província de Osaka, e em maio sediou a semana acadêmica sobre os países Nórdicos (nações europeias que reúnem Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia).

O workshop ‘Internacionalização de Municípios’ teve a organização do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília, e apoio de outras universidades, como a Unimar (Universidade de Marília) e Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Para a assessora especial para assuntos internacionais do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava, Marília vem desenvolvendo um trabalho importante na área de Relações Internacionais, justamente através das universidades existentes na cidade. “Entendo que Marília tem condições de se internacionalizar cada vez mais e o Estado de São Paulo, através deste setor estratégico para os assuntos internacionais, está de portas abertas para ajudar a cidade no que for preciso”, considerou. Participaram do workshop representantes da Prefeitura Municipal de Marília e professores universitários, incluindo o professor Marcelo Fernandes, da Unesp de Marília, professora Walkíria Martinez, coordenadora das relações internacionais da Unimar, e o professor pesquisador Spencer Luiz Marques Payão, da pós-graduação da Famema. O procurador da República em Marília, Jefferson Aparecido Dias, também compareceu representando o Ministério Público Federal.